FAQ's sobre furos de água

As questões mais frequentes:

Qual a quantidade de água que posso esperar de um furo?
+

A maioria dos furos que nós efectuamos fornece mais água do que a necessária ao cliente. Pelo contrário, existem áreas onde os recursos de água estão limitados. Ao contactar-nos nós podemos transmitir-lhe uma estimativa sobre qual a quantidade de água que poderá obter em determinado local.

Que qualidade de água que posso esperar de um furo?
+

Mais de 90% dos furos produzem água potável e não requerem nenhum sistema de filtragem adicional.

A água de um furo é boa para beber?
+

Sim! A água de um furo é geralmente a fonte mais segura de água para consumo. A maioria da água proveniente de um furo tem centenas ou milhares de anos, essa água tem origem muito antes do surgimento do homem e muito antes de terem surgido os produtos químicos. A água de um furo não é tão vulnerável à poluição ou à contaminação, mas a água utilizada na distribuição pública que é extraída de rios, lagoas, barragens está muito mais vulnerável à poluição e contaminação.

Ouvi falar de problemas com alguns furos, como posso eu saber se o meu furo poderá ser bom?
+

Os furos realizados à 20, 30 ou mais anos, não foram construídos com os padrões de qualidade utilizados nos dias de hoje. Infelizmente, ainda hoje há empresas de sondagens que não utilizam as melhores tecnologias na execução de furos para atingir os mais elevados níveis de qualidade. Escolher uma boa empresa para a execução do seu furo é a chave para um serviço que satisfaça o consumidor.

Quanto tempo poderá o meu furo fornecer água em boas condições?
+

Os furos com 40 ou 50 anos, que tenham os seus aquíferos em boas condições e tenha sido efectuada as manutenções necessárias, podem continuar a ser explorados. Os furos com essa idade que foram abandonados deve-se geralmente a problemas de deterioração que surgem com a tubagem de revestimento muito antigas (tubagens em ferro, lusalite, etc.), e à falta de manutenção. Hoje em dia, a escolha de uma boa tubagem de revestimento, poderá significar muitos anos de vida útil para o seu furo, por isso exija no seu furo uma tubagem de qualidade. Hoje em dia a tubagem mais utilizada é em PVC-U.

Quando devo fazer um furo?
+

Um furo deveria ser a primeira obra a ser efectuada em qualquer propriedade onde exista necessidade de água porque assim aumenta a possibilidade de escolha da localização de um furo. Por exemplo: Se estiver a construir uma casa ou uma piscina, o furo deve ser feito primeiro, pois o construtor vai necessitar de água para inúmeras tarefas durante a obra. Mas, caso se decida mais tarde em fazer o furo, nós disponibilizamos diversas soluções para a execução do mesmo. As SONDAGENS BATALHA podem fazer o seu furo em qualquer época do ano.

Tenho que possuir uma licença para fazer um furo?
+

Em Portugal é necessário uma licença para execução de um furo. Para esse efeito, as SONDAGENS BATALHA disponibiliza os seus serviços no sentido da instrução e acompanhamento dos respectivos processos de pedido de licenciamento, para a execução de furos de pesquisa e de captação de água, junto da Agência Portuguesa do Ambiente.

Quanto espaço é necessário para fazer um furo?
+

A instalação do nosso equipamento de perfuração depende da disposição de sua propriedade, árvores, passagens, entradas de automóveis, etc. Quando decidir fazer um furo, nós podemos o ajudar a encontrar o melhor local para o fazer.

Quanto tempo demora a executar um furo?
+

Com o equipamento de alta tecnologia que possuímos ao serviço dos nossos clientes, um furo nos dias de hoje é uma tarefa muito mais rápida. O tempo de execução de um furo vai depender da profundidade, do diâmetro e do método de perfuração. Mas, por norma, um furo para uma residência poderá demorar 2 a 3 dias; enquanto um furo para exploração agrícola com características diferentes de um furo residencial, poderá demorar cerca de 1 a 3 semanas. Exemplo: um furo para agricultura executado na região do Ribatejo. Ao contactar-nos, nós podemos indicar uma estimativa para o tempo de execução de um furo em determinado local.

Qual a profundidade ideal de um furo?
+

As profundidades dos furos variam de área para área. Nós perfuramos furos até 750 mts e por vezes mais, a profundidade de um furo depende da localização e das necessidades do cliente. Ao contactar-nos nós podemos indicar uma estimativa para a profundidade de um furo em determinado local.

Devo mandar analisar a água do furo?
+

Nós recomendamo-lo a analisar a água do furo regularmente. Na maioria dos casos a água que é bombeada de um aquífero natural, é água pura, que pode ser utilizada para consumo, mas deverá ser analisada para termos a certeza.

Com que frequência a minha bomba de captação de água necessitará de assistência?
+

A maioria de sistemas de bombagem funciona por anos sem a necessidade de intervenção ou de manutenção.

Como escolher a melhor empresa para executar o meu furo?
+

Escolher uma empresa para efectuar um furo é uma decisão muito importante. A experiência, o equipamento de perfuração, o material aplicado (o tipo de tubagem de revestimento), a honestidade, o carácter, e o know-how... todos estes elementos contribuem para uma boa execução de um furo. A reputação e o profissionalismo são bons pontos para começo. Peça referências e faça perguntas, tais como: há quanto tempo a empresa está no ramo? Executaram algum furo próximo?