Radiestesia (vedor)

Radiestesia (vedor)

RadiestesiaRadiestesia, radioestesia ou rabdomancia é a arte (técnicas adivinhatorias) de encontrar água subterrânea com a varinha.

A radiestesia é definida como a arte de captar, ampliar, estudar as radiacoes de seres e de coisas no solo ou subsolo.

A palavra radiestesia (do latim radium, radiação, e de grego aesthesis, sensibilidade – ou seja, sensibilidade a radiacoes. A Radiestesia é tambem conhecida em Ingles como "Witching" ou "Dowsing".

A arte da radiestesia surgiu em tempos bem remotos e era praticada por quase todos os povos da antiguidade e hoje bem mais difundida. “Nao se trata de um mito! O corpo humano é capaz de reagir a presenca de correntes de agua subterrânea e jazidas de minério”.

A eficacia da radiestesia na investigação mineralégica, largamente explorada no sec. XVI, marcou o inicio da pesquisa que estenderia a sua utilização ás mais diversas areas.

Radiestesia

Na Europa o nucleo de efervescéncia dos radiestesistas encontra-se no centro Parisiense na rua Saint-Roque, a famosa Maison de la Raiesthesie, onde se pode adquirir os mais diferentes aparelhos alguns exoticos e complicados, para captar e ampliar radiacoes, sem falar obviamente no simples péndulo, objecto principal da casa. E na Franca, também, berco dos maiores radiestesitas da historia, que a radiestesisa tem maior chance de adquirir o reconhecimento junto da comunidade cientifica.

Limitada por leis fisicas e psico-fisiologicas, a radiestesia, mais que um dom é uma arte que envolve técnica, cujo o uso tem sido estendido aos mais diversos campos, tais como: prospecao de agua, mineralogia, agricultura, criacao de animais, arqueologia, medicina, e outros.

RadiestesiaNo campo da prospecao de agua nao se trata simplesmente de procurar água num terreno, ja que água há praticamente em toda a parte, a uma profundidade maior ou menor. A pesquisa radiestésica trata de saber qual o lugar mais favoravel para abrir um furo. Como a água é elemento vital na vida humana, é importante que o radiestesista saiba descobrir veios de agua, de preferéncia onde eles se cruzam. É também saber dizer, dos encontrados, os mais adequados para serem explorados por um furo de água.

RadiestesiaDentre os mais diversos campos a ser explorados pela radiestesia, destaca-se a sensibilidade a água (a mais comum), e, segundo pesquisas realizadas, 50% das pessoas podem ver a varinha virar nas suas maos. Nesse tipo de prospecao a varinha é preferida em relacao ao péndulo, por ser menos sensivel e propocionar melhores resultados.
O facto dessa sensibilidade ser comum nao significa que a prospecao de agua seja facil. Ao contrario, ela exige muito treino.

Sao inumeros os testemunhos e as experiéncias a este respeito, e a maior parte dos livros de radiestesia é muito dedicada a hidrologia.